segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Romanos 3.1-20



Abertura


1. Entre os seus parentes, quem chega mais perto de ser um "patriarca" espiritual de sua família?


Leitura e discussão da Bíblia

1. Você acha que é mais fácil para um pródigo que chegou "ao fundo do poço" aproximar-se de Deus em arrependimento e fé sinceros ou alguém que tem bons conhecimentos religiosos?
2. Quais são as vantagens de crescer em um ambiente cristão? E quais são as "desvantagens"?
3. Peça para uma pessoa do grupo ler os versículos 1, 3 e 5 (as perguntas); e outra os versículos 2, 4 e 6 (as respostas). Quais são as três perguntas e como Paulo as responde?
4. Como a sociedade hoje define o pecado?
5. Com base nos versículos 10-18, faça uma lista do que é dito sobre o pensamento humano, direção, fala e ação. Como essa lista lhe faz se sentir?
6. De acordo com os versículos 19 e 20, qual é o propósito da lei?
7. Quando, pela primeira vez, você se deu conta da sua natureza pecaminosa e da sua necessidade de Deus?


Encerramento

1. Ao criar seus filhos, no que você vai insistir quanto à educação religiosa; e no que vai permitir que eles mesmos decidam?
2. Até este ponto em Romanos, o que Paulo vem tentando provar? Qual é a importância disso para a plena compreensão do evangelho?
3. O que você pode aprender sobre testemunho, baseando no exemplo de Paulo nos capítulos 2-3? Que tipo de pessoa precisa ser abordado desse modo?


Fonte: Bíblia de Estudo para Pequenos Grupos

domingo, 16 de setembro de 2012

Filtro nos olhos



Lucas 11
34 Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas. 35 Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas.

Se queremos ter uma vida dedicada a Deus temos que prestar atenção naquilo que ouvimos, falamos e também o que vemos. No livro de Efésios, o apóstolo Paulo fala que somos cheios do Espírito de acordo com aquilo que falamos, ou seja, a medida que da nossa boca saem hinos e cânticos espirituais, a medida que damos glória a Deus por tudo. No livro de Romanos, o apóstolo fala que a nossa fé é fortalecida ou que a recebemos por aquilo que ouvimos. A fé só é gerada por ouvir a palavra de Deus. E, no texto utilizado neste estudo, aprendemos que nos santificamos também por aquilo que vemos. 

O texto nos ensina que estaremos cheios daquilo que nós vemos e isso é mais sério do que imaginamos. Em um mundo onde somos bombardeados por imagens em computadores, televisão, outdoors, filmes, novelas, concursos e propagandas diversas, estamos sempre vendo coisas que se permitirmos, perdemos até a sensibilidade sobre o que é reprovável ou não. Qualquer comercial hoje, vem acompanhado de uma mulher ou homem com poucas roupas que são usados para chamar a atenção do homem. 

O texto nos diz que o nosso interior fica cheio daquilo que simplesmente vemos. Temos que viver atentos a isso se queremos estar aprovados e usados por Deus. Temos que nos encher de luz. Nossos olhos devem estar direcionados para aquilo que irá nos encher de luz. 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

No mundo tereis aflições, mas...


João 16
33 "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham bom ânimo! Eu venci o mundo". 

Segundo a Enciclopédia Wikipédia, aflição significa um sentimento de agonia, sofrimento intenso, preocupação ou desassossego por alguma causa ou coisa em que vá afetar a nossa vida direta ou indiretamente. É a sensação de que algo "não está certo", ou de que alguma coisa errada ou traumática possa acontecer. 

Como disse Jesus, passar por aflições é inevitável para o ser humano, mas em meio a elas ele disse para que tenhamos bom ânimo, pois ele já venceu o mundo. Parece que há pessoas que quando estão lendo essa passagem, pensam que Jesus está desejoso para que elas vivam em meio as aflições, e por isso ele diz para se ter bom ânimo quando estão passando por elas, como se ele estivesse dizendo que viver em meio a essas aflições fosse um motivo de grande alegria pra ele e para quem está vivendo. Jesus disse que teríamos aflições, mas não disse que passaríamos a vida toda com ela. 

Quando Jesus diz para termos bom ânimo, não é pelo fato de estarmos passando por essas aflições. Ele não quis dizer que quando estivermos passando por um grande problema, devemos sorrir e nos alegramos com o problema tentando conviver harmoniosamente com ele.  Quando ele diz para se ter ânimo, estava se referindo a vitória que já foi conquistada por ele, pela solução que ele mesmo se encarregou de nos trazer.  É passar pela aflição tendo ânimo pelo entendimento do que ele já fez a nosso favor. Seria algo como assistir um filme de suspense pela segunda vez, já sabendo qual será o final. O fato de não entender dessa forma, leva pessoas salvas a se conformarem com uma vida desgostosa no mesmo problema sem entender a providência dada por Jesus. 

Outro texto que tem a mesma colocação e que nos enganamos quando o lemos sem o entendimento está em Tiago 1:2-4, que diz: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma."

Muitos estão lendo este texto, pegando a primeira parte e aplicando isso a sua vida para dar base ao seu sofrimento e "viver em paz" com ele. Lendo com atenção, entendemos que a bíblia não diz que devemos nos alegrar somente com pelo fato de passarmos por provações como alguns falam. A alegria não está no fato de estarmos aflitos, sem dormir, preocupados e desfalecidos. Mas, o texto fala que é motivo de toda alegria o que essa provação está produzindo em nós. Isso torna tudo muito diferente. Isso quer dizer que a dificuldade que podemos estar enfrentando só se torna bíblica e proveitosa se está produzindo algo em nós, mas se é algo que não me produz nada, não é proveitosa para mim, não é bíblica, está me destruindo e isso não provém de Deus (João 10:10), e sendo assim, não preciso aceitá-la. 

Pense nisso!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Livre-se da ansiedade!


Filipenses 4
6a Não andem ansiosos por coisa alguma.

Segundo a enciclopédia wikipédia, ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis. 

A ansiedade pode ser marcada pela espera por algo ruim, mas também por algo que seria muito bom que ainda está para acontecer. É normal uma pessoa ficar ansiosa quando está esperando por um resultado que ela ainda não sabe qual será. Há momentos em que ficamos ansiosos diante de uma notícia ruim, ou por uma conta que ainda não foi paga, mas há momentos que ficamos muito ansiosos por conta de uma boa e grande notícia também. Um exemplo seria a noiva que passa o dia do seu casamento ansiosa pelo chegada do grande momento.  

A bíblia diz que não devemos andar ansiosos por coisa alguma, e quando fala que é assim, é porque de fato está querendo dizer exatamente o que disse. Não devemos andar ansiosos nem pelo que ainda não sabemos, nem pelo que está nos incomodando e não é tão bom assim, e também não podemos andar assim por coisas que são grandes que ainda haverão de vir.


COMO LIDAR COM A ANSIEDADE

Filipenses 4
6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

Biblicamente, há uma maneira de agir quando lidamos com a ansiedade que é apresentando tudo a Deus através de orações e súplicas e ações que demonstram gratidão. É orar, entregar a Deus e deixar com ele sem pegar de volta o problema no final da oração. Depois ter ações de gratidão, que é orar agradecendo, entoar louvores por seus feitos, se alegrar. E, quando assim fazemos, a paz de Deus que ninguém pode explicar, guarda o nosso coração e mente em Jesus. Entramos no descanso. 

O problema é que queremos primeiro sentir a paz para então entregar nossas ansiedades a Deus, mas se assim fosse não precisaríamos de fé. 

Pratique a palavra e seja abençoado!

Por Ramiro Chagas