segunda-feira, 28 de abril de 2014

Sendo Visto por Deus


Quebra-gelo: Um dos assuntos em moda dias diz respeito ao vazamento de informações pessoais através de espionagem. O Brasil foi espionado por outras nações.
Qual a opinião do grupo sobre espionagem? Vocês concordam em ser observado?

Texto bíblico: “Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia” (Sl 33.18).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Você sabia que neste momento você pode estar alvo de espionagem?
2.    Você sabia que na Segunda Guerra muitas batalhas foram ganhas por causa das ações prévias de espionagem?
3.    Você sabia que o diabo te espiona? (1 Pe 5.8).

ENSINAMENTOS

1.    Os olhos do SENHOR estão... → Deus é onisciente. Ele vê tudo e sabe de tudo que acontece tanto comigo como com você, aonde quer que nós estejamos.
·         Entretanto, Deus não invade a nossa privacidade para nos espionar pura e simplesmente.
·         A Bíblia diz que “não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar” (Hb 4.13).
·         O entendimento desse principio é importante para que não venhamos a pecar, achando que ninguém está vendo o que estamos fazendo.
·         Leia e medite nos versículos abaixo do Salmo 139:

a)    Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento” (v.2).
b)    “Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos” (v.3).
c)    “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces” (v.4).
d)    “Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão” (v.5).
e)    “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?” (v.7).
f)     Nem ainda as trevas me encobrem de ti...” (v.12a).

2.    Sobre os que o temem e esperam na sua misericórdia → Os olhos do Senhor estão postos sobre todos nós.
·         Deus observa tudo o que os homens fazem, quer seja para o bem, quer seja para o mau. Ele tudo vê e tudo sabe. Por isso, Ele é Deus Supremo e Soberano.
·         Pedro diz que “... os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações...” (1 Pe 3.12a).
·         Mas ele também nos adverte que “o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal” (1 Pe 3.12b).
·         O salmista nos ensina a servir ao SENHOR com temor e tremor (Sl 2.11).

·         E finalmente, aprenda e faça como o salmista: “Assim como os olhos dos servos atentam para as mãos dos seus senhores, e os olhos da serva para as mãos de sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o SENHOR nosso Deus, até que tenha piedade de nós” (Sl 123.2). Amém!

domingo, 13 de abril de 2014

A Primazia do Espírito Santo

Quebra-gelo: Vamos brincar de “cabo de guerra”. Disponha as pessoas de modo que nenhum dos lados vença. O líder deverá parar a brincadeira e dar um presente cada um, mostrando com isso que as bênçãos vêm de Deus. e não pela força humana.

Texto bíblico: “E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos” (Zc 4.6).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    O que você achou das recentes passeatas que ocorreram no país?
2.    Na sua visão, quais foram os pontos positivos, e quais os negativos?
3.    Que correlação você faria entre o que a Bíblia diz e o que as pessoas fizeram nas ruas?

ENSINAMENTOS

1.    Esta é a palavra do SENHOR → Essa expressão nos revela a vontade de Deus para com cada um de nós
·         E a manifestação dessa vontade é importante para que nos venhamos a querer fazer as coisas do nosso jeito.
·         Você tem buscado saber qual é a forma que Deus gostaria que você usasse para fazer as coisas, ou para realizar os teus trabalhos?
·         A Bíblia é, para nós, um maravilhoso manual de trabalho, que nos ensina a como fazer, como trabalhar, como resolver problemas, e a como ser vitorioso e abençoado nesta vida.
·         Portanto, antes de fazer qualquer coisa, busque direção na Palavra de Deus para que você venha alcançar os teus objetivos e ter a sensação do dever cumprido.

2.    Não por força nem por violência → Isso vale para todos nós, em todo momento, em qualquer circunstancia, em qualquer situação que você esteja vivendo.
·         Como vimos acima, é importante buscarmos a direção de Deus, para que não sejamos tentados a agir por nós mesmos.
·         E o perigo está exatamente aí: em usarmos de certa “força e violência” para conseguir o que queremos.
·         Aprenda a substituir a “tua força” pela força do Espírito Santo e a usá-la em tudo o que você fizer.
·         Quando falamos em violência, não nos referimos apenas à violência física necessariamente, mas também à violência verbal, emocional, ao autoritarismo, e a toda forma de imposição, que tantos problemas causam entre as pessoas.
·         Aprenda, na Bíblia, a substituir toda forma de violência pelo Poder do Espírito.

3.    Mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos → Esta é a forma correta de agirmos: ser guiado pelo Espírito Santo e utilizar o seu Poder para vencer.

·         A Bíblia diz que “quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo.” (Mc 13.11).

domingo, 6 de abril de 2014

A importância do caráter cristão

Quebra-gelo: Discutam entre si os vários casos envolvendo o desvio de dinheiro público e a impunidade que infelizmente envolve estas pessoas. Por que acontece isso?

Texto bíblico: “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente” (2 Tm 2.4,5)

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Como você vê a escalada da corrupção em nossos dias.
2.    Você fica indignado, fica indiferente ou faz de conta que não está vendo nada?
3.    E como você reage quando isso envolve um servo de Deus?

ENSINAMENTOS

1.    Ninguém se embaraça com negócios desta vida → Um dos problemas mais graves que a humanidade vive hoje chama-se corrupção.
·         Isso é consequência do estado terrível de depravação espiritual no coração dos homens, fruto de uma corrida desenfreada em “se dar bem na vida”.
·         Na Obra de Deus isso é inadmissível, pois a Obra de Deus é santa, dedicada a um Deus Santo e deve ser feita por mãos santas.
·         Portanto, devemos estar limpos, com vida íntegra nas atividades nesta vida, a fim de que nossas vidas e obras não sejam reprovadas pelo Senhor.
·         Lembre-se de que Deus olha primeiro para o coração do homem, antes de olhar para suas obras (Gn 4.4,5).
·         Saul fora reprovado por Deus. Por isso, Samuel lhe advertiu, dizendo: “... agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou (1 Sm 13.14)
·         Antes de enviar Samuel à casa de Jessé para ungir o futuro rei de Israel, O Senhor o orientou dizendo: “... eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser” (1 Sm 16.3b)
·         Davi foi o homem escolhido pelo Senhor para ser rei sobre Israel, porque o Senhor conhecia bem a seu caráter e o seu coração.
·         O profeta Samuel pensou em ungir a Eliabe, o primogênito de Jessé, como rei (1 Sm 16.6).
·         Porém o SENHOR lhe disse: “Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração” (1 Sm 16.7).
·         A integridade na vida de servo de Deus é de fundamental importância, pois o Senhor diz que ninguém “é coroado se não militar legitimamente”.
·         Nós temos na Bíblia vários exemplos de homens que pautaram as suas vidas pelos valores bíblicos de integridade moral e espiritual: Jó, José, Daniel, dentre outros.
A Bíblia diz que todos nós “estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas”. Por isso, “deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé...” (Hb 12.1,2a). Amém!