terça-feira, 18 de novembro de 2014

Como acessar os estudos de célula?

A partir de agora, todos os estudos semanais de células que eram publicados neste blog, serão publicados na página oficial da igreja.

Para ler o estudo acesse: www.piblins.com.br.

No menu principal vá até a opção C.E.U. e selecione a opção estudos.

Você verá sempre a última atualização na frente.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A sabedoria é suprema (Provérbios 4:1-27)

OPÇÕES DE QUEBRA-GELO


  1. Qual é a verdade dita por seu avô e repetida por seu pai, que agora é verdade para você também?


LEITURA E DISCUSSÃO DA BÍBLIA


  1. Há um consenso quanto a Salomão ser o autor/compilador da maioria dos provérbios. Esta passagem em particular descreve o passado de sua família (ver 1Rs 1:28-30; 2:1-4): quem foram o pai e a mãe dele? Como você acha que eram as conversas entre pai e filho: monólogos ou diálogos? Qual foi a recomendação de Davi a Salomão? Como ela está refletida neste texto (vv. 4-9)?
  2. O que está envolvido na transmissão da sabedoria de uma geração para outra (vv. 1, 3-4): um bom exemplo, boas palavras, uma longa lista do que fazer ou não fazer?
  3. Nestes provérbios, há mais "faça" ou "não faça"? Por quê? Como Salomão foi capaz de passar adiante a seus filhos o valor da sabedoria?
  4. O que a figura de um caminho traz implícita a natureza da sabedoria bíblica? O caminho da sabedoria é pouco ou bastante percorrido? Você pode ficar em casa ou em sua "torre de marfim" e, ainda assim, aprendê-la? Você se atreve a sair de casa sem ela? Por quê?
FECHAMENTO




  1. Olhando para a ilustração bíblica do caminho da sabedoria, com que tipo de "viajante" neste caminho você se identifica? (a) um motorista solitário; (b) Um motorista louco por "off-road"; (c) um ciclista numa bicicleta de 18 marchas; (d) um piloto de Fórmula 1; (e) Um colecionador de carros antigos, saindo com um dos seus carros; (f) Um motorista de "carrinho bate-bate"; (g) Dirigindo um carro conversível; (h) De carona e sem rumo? Por quê?
  2. Que caminho ou veículo você gostaria de usar nas viagens de sua vida? Para o restante de seu estudo de Provérbios, qual o consenso do grupo quanto ao caminho e ao veículo?
  3. Em que área de sua vida você precisa do conselho dos versículos 25-27? Como seu grupo poderia ajudá-lo a fazer isso? O que você deseja fazer para ajudar outra pessoa a manter o olhar fixo e dar passos seguros?
  4. Dentre todas as conversas de pai e filho ou de mãe e filha que já aconteceram na sua vida, qual foi a mais útil, numa perspectiva de longo prazo? Você já transmitiu essa sabedoria para alguém (um filho ou amigo)? Por que não fazê-lo agora?