segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Amar IX




OPÇÃO DE QUEBRA-GELO

Se você pudesse construir uma máquina que respondesse dúvidas, qual é a pergunta sobre a sua vida que você faria?



REFLEXÃO 


Texto Bíblico:
1 Jo. 3: 14

Quem disse que não podemos ter certeza de salvação? Pois podemos sim e ainda temos oportunidade de evidenciá-la em nossas vidas. Não vamos aqui discutir certeza ou não de salvação e sim apenas viver e aplicar em nossas vidas o ensinamento de 1 Jo. 3: 14. Se alguém perguntasse: como você pode ter certeza que está salvo? Eu responderia, também, com este versículo. O amor é umas das maiores provas de salvação, se não a maior. A morte que o apóstolo João está se referindo neste texto é a condição em que todos os seres humanos nascem separados de Deus. Isto é a morte espiritual, que significa separação de Deus. A vida representa a “religação” − inclusive a palavra religião vem de uma palavra  grega que significa “religar” − quando estamos novamente juntos com Deus, podemos dizer que estamos na vida. E como sabemos se realmente estamos lá? Que não estamos nos enganando ou enganando a outros? Não seria bom ter um medidor onde eu passasse meu dedo e que me dissesse se estou nesta “vida” ou não? Na escola onde eu trabalho, o ponto dos funcionários é contado por meio da impressão digital, quando o computador verifica realmente quem está ali e atesta a presença do funcionário no local de trabalho. Entretanto, não há uma máquina para nos dizer se estamos ou não na “vida”. Mas há maneiras de se saber. O apóstolo Paulo já mandava que nos examinássemos para saber se estamos realmente nesta vida (2 Co.13: 5). Um das maneiras ideais de sabermos isso é o amor. O amor é Deus. Então, quem ama de verdade e sem interesses tem este Deus. Existe muita “caridade”, “benevolência” e outras coisas assim no mundo perdido, mas a maioria desses gestos não é amor verdadeiro, se bem que existe muito do amor de Deus mesmo nas almas perdidas, pois para ele foram criadas. Como disse Juan Pablo Ortiz: “[...] o amor não faz parte da vida cristã, ele é a vida cristã”. Por isso, quando alguém dá a sua vida por outro, está provando que tem amor. Vamos a uma pequena fórmula matemática: A = DV = S (AMOR é igual a DAR A VIDA que é igual a SALVAÇÃO). Para entender melhor, leia: 2 Co. 8: 24; 1 Ts. 5: 8; 1 Jo. 2: 10, 15; 3: 10, 17; 4: 16 - 21; Jd. 21.

Reflita: “Um dia desses eu estava conversando na cantina com algumas jovens e falávamos sobre as dificuldades da vida cristã. Certa hora, alguém me perguntou se eu já havia tido dúvidas em relação a Deus e à salvação. Eu parei um pouco para respirar e vi as jovens apreensivas, esperando a minha resposta. Ao mesmo tempo em que eu dizia ter tido muitas dúvidas, via em seus semblantes uma expressão de alívio. Elas agradeceram em saber que dúvidas são normais e até são um sinal de vida cristã. Eu completei falando da importância do amor. Porque, quando você ama, o medo (e a dúvida da salvação) vai embora. Então, se você tem dúvidas também, ame, mas ame muito, e você não terá dúvida alguma. É uma fórmula que eu usei e até hoje uso. O amor realmente nos dá essa certeza. Quer segurança? Ame, dê da sua vida e não se arrependerá” (testemunho de um grande irmão que congreguei com ele em outras jornadas da caminhada cristã).

Diante de tudo isso: 1. Decida um ato de amor material, para que isso seja o caminho inicial para a certeza e a segurança da salvação. 2. Compartilhe o que Deus está ensinando para você.
Seminarista André Bonella

Nenhum comentário:

Postar um comentário