segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tratem uns aos outros com respeito II


ENCONTRO / QUEBRA-GELO


Irmãos, o Encontro/Quebra-gelo da semana fez sucesso: todos gostaram muito dele. Então, vamos falar novamente sobre os mandamentos mútuos existentes. Escolha aquele que mais falou alto a você na semana que se passou, dizendo o motivo.
1.    Amar - Jo. 13: 34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis [uns aos outros]; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis [uns aos outros].
2.    Amar - Jo. 13: 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor [uns aos outros].
3.    Amar - Jo. 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis [uns aos outros], assim como eu vos amei.
4.    Amar - Jo. 15: 17 Isto vos mando: que vos ameis [uns aos outros].
5.    Amar - Rm. 12: 10 Amem uns aos outros [uns aos outros] com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. (NTLH)
6.    Amar - I Ts. 4: 9 Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes [uns aos outros].
7.    Amar - I Pe. 1: 22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente [uns aos outros].
8.    Amar - I Jo. 3: 11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos [uns aos outros].
9.    Amar - I Jo. 3: 23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos [uns aos outros], como ele nos ordenou.
10.     Amar - I Jo. 4: 7 Amados, amemo-nos [uns aos outros], porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
11.     Amar - I Jo. 4: 11 Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos [uns aos outros].
12.     Amar - I Jo. 4: 12 Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos [uns aos outros], Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado.
13.     Amar - II Jo. 1: 5 E agora, senhora, rogo-te, não como te escrevendo um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos [uns aos outros].
14.     Honrar - Rm. 12: 10 - Preferindo-vos em honra [uns aos outros].
15.     Lavar os pés - Jo. 13: 14 Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés [uns aos outros].
16.     Exortar - I Ts. 5: 11 Pelo que exortai-vos [uns aos outros] e edificai-vos [uns aos outros], como na verdade o estais fazendo.
17.     Edificar - I Ts. 5: 11 Pelo que exortai-vos [uns aos outros] e edificai-vos [uns aos outros], como na verdade o estais fazendo.
18.     Julgar - Rm. 14: 13 Portanto não nos julguemos mais [uns aos outros]; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão.
19.     Receber - Rm. 15: 7 Portanto recebei-vos [uns aos outros], como também Cristo nos recebeu, para glória de Deus.
20.     Admoestar - Rm. 15: 14 Eu, da minha parte, irmãos meus, estou persuadido a vosso respeito, que vós já estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento e capazes, vós mesmos, de admoestar-vos [uns aos outros].
21.     Saudar - Rm. 16: 16 Saudai-vos [uns aos outros] com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam.
22.     Servir - Gl. 5: 13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos [uns aos outros].
23.     Não invejar - Gl. 5: 26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos [uns aos outros], invejando-nos [uns aos outros].
24.     Não provocar - Gl. 5: 26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos [uns aos outros], invejando-nos [uns aos outros].
25.     Suportar - Ef. 4: 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos [uns aos outros] em amor.
26.     Ser bondoso - Ef. 4: 32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos [uns aos outros], como também Deus vos perdoou em Cristo.
27.     Ser compassivo – Ef. 4: 32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos [uns aos outros], como também Deus vos perdoou em Cristo.
28.     Perdoar - Ef. 4: 32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos [uns aos outros], como também Deus vos perdoou em Cristo.
29.     Sujeitar - Ef. 5: 21 sujeitando-vos [uns aos outros] no temor de Cristo.
30.     Não mentir - Cl. 3: 9 não mintais [uns aos outros], pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos.
31.     Suportar - Cl. 3: 13 suportando-vos e perdoando-vos [uns aos outros], se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.
32.     Ensinar - Cl. 3: 16 A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos [uns aos outros], com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.
33.     Consolar - I Ts. 4: 18 Portanto, consolai-vos [uns aos outros] com estas palavras.
34.     Considerar - Hb. 10: 24 e consideremo-nos [uns aos outros], para nos estimularmos ao amor e às boas obras.
35.     Admoestar - Hb. 10: 25 não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos [uns aos outros]; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
36.     Confessar - Tg. 5: 16 Confessai, portanto, os vossos pecados [uns aos outros], e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.
37.     Orar - Tg. 5: 16 Confessai, portanto, os vossos pecados [uns aos outros], e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.
38.     Não furtar - Lv. 19: 11 Não furtareis; não enganareis, nem mentireis [uns aos outros].
39.     Não enganar - Lv. 19: 11 Não furtareis; não enganareis, nem mentireis [uns aos outros].
40.     Não mentir - Lv. 19: 11 Não furtareis; não enganareis, nem mentireis [uns aos outros].
41.     Não defraudar - Lv. 25: 14 Se venderdes alguma coisa ao vosso próximo ou a comprardes da mão do vosso próximo, não vos defraudareis [uns aos outros].

EDIFICAÇÃO / REFLEXÃO 


Texto Bíblico:
“Tratem seus líderes com o maior respeito e amor, por causa do trabalho que fazem. E vivam em paz uns com os outros” (1 Ts. 5: 13 – NTLH).

Respeitar um líder vai além da obediência, é uma atitude de aceitação em relação a ele, é reconhecer que ele é uma mão de Deus em sua vida (Nm. 16: 11), agradável ou não (1 Pe. 2: 18, 19), visando seu crescimento e proteção (Hb. 13: 17). E o respeito que Deus exige àqueles que foram colocados por Ele como autoridades não é somente na igreja e nos ministérios, é no trabalho, na escola, aos policiais, aos governantes, enfim qualquer autoridade sobre sua vida. Fazer piadinhas de seus líderes, seus pais, seu marido, ou até do seu presidente é falta de respeito e não agrada a Deus. Leia e sublinhe o versículo que se aplica à sua vida: Ef. 6: 5 - 8; 1 Tm. 6: 1; Tt.  3: 1; Ef. 5: 22 – 24.

Reflita: O pastor que me batizou escreveu, em determinada ocasião: “na igreja em que eu freqüentava, houve certa vez um desacordo entre o pastor da época e o conselho. O homem forte do conselho estava categoricamente contra as posições do pastor e estava atacando-o veementemente, inclusive ligando de madrugada para discutir seus argumentos. O pastor alertou: cuidado, pois você está atacando um homem de Deus. Aquele líder não desistiu e lutou até o pastor sair da igreja e entrar outro em seu lugar. Pouco tempo depois esse homem, passando uns dias na praia com a família, viu seu filho mais novo adoecer de uma infecção intestinal. Essa criança, apesar de todo esforço médico, chegou à beira da morte, e seu pai, sem saber mais o que fazer, teve que se humilhar diante de Deus, reconhecendo sua impotência, apesar de toda influência política que teve para tirar o pastor do cargo, vendo seu filho definhar sem poder fazer nada. Graças a Deus por sua misericórdia, que permitiu que esse menino vivesse, e hoje ele é um médico. Mas dessa história eu tirei a grande lição de que um líder é colocado por Deus. Não importa se ele está certo ou errado, quem tem a autoridade para tirá-lo ou reprová-lo é o Senhor. Não mexa com um homem de Deus”.

Reflita ainda mais. Às vezes, até a criação irracional nos envergonha por sua fidelidade. Henry Ward Beecher, certa vez, resolveu cavalgar um pouco. Quando tudo estava pronto para sua saída, disse ao homem que trouxe o cavalo: “É um belíssimo animal. Ele é tão bom quanto a sua aparência?” A resposta do homem foi: “Sr. Beecher, este é o melhor cavalo de nosso estábulo. Além de fazer tudo que um bom cavalo pode fazer, estará pronto a trabalhar e dar o máximo de si em qualquer lugar que o colocar”. O grande pregador olhou para o animal por um momento, com grande admiração, e, ironicamente, falou: “Eu desejaria que ele fosse membro de minha igreja” (www.ejesus.com.br).

A qual autoridade colocada por Deus você não tem respeitado devidamente? Ore colocando diante do Senhor esse seu pecado e comprometa-se com Ele a mudar seu comportamento com uma atitude prática.

Desafio da semana: Decore 1 Ts 5:13.

Seminarista André Bonella

Nenhum comentário:

Postar um comentário