domingo, 30 de março de 2014

Ele jamais te desamparará

Quebra-gelo: Vamos brincar de “cabra-cega”? Escolha uma pessoa e coloque uma venda em seus olhos. Escolha uma pessoa para ser “Deus” e guiá-la para um determinado alvo. As demais farão o papel do inimigo tentando afastá-la do alvo. Depois, discuta com todos.

Texto bíblico: “Pois o SENHOR, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo” (1 Sm 12.22).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Você alguma vez já teve a “sensação” de se sentir sozinho e desamparado?
2.    E quanto àquela pessoa que você tanto ajudou e que te virou as costas quando você mais precisou?
3.    Como está o teu coração hoje em relação a esta pessoa? Você já a perdoou?
4.    Você poderia compartilhar essa experiência com o grupo?

ENSINAMENTOS

1.    Por causa do seu grande nome → Tudo o que Deus faz é, primeiramente, para a glorificação do seu Grande Nome. E O Senhor faz tudo isso para que o homem contemple as suas obras poderosas e grandiosas e O exalte e glorificando louve o seu Nome.

2.    Ele não te desamparará → O Senhor conhece as nossas limitações, as nossas fraquezas. Porque Ele sabe e conhece a nossa estrutura.
·         Ele sabe que somos pó, ou seja, somos espiritualmente fracos e dependentes da sua Graça e Misericórdia.
·         Muitas vezes o inimigo tenta “cirandar” conosco, da mesma forma que Ele tentou agir com Pedro.
·         Mas Jesus lhe disse: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça...” (Lc 22.31,32).
·         A palavra “cirandar” significa: fazer a pessoa andar de um lado para o outro, sem saber que direção tomar. Isso tem acontecido com você?
·         Jamais se sinta desamparado. O Senhor te conhece e sabe das tuas limitações.
·         Mesmo que os “amigos” te deixem nos momentos mais difíceis, O Senhor jamais te deixará sozinho.
·         Ele estará sempre com as mãos estendidas em teu favor. Creia nisso e nunca duvide!

3.    Aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo → Você sabia que você foi escolhido por Deus? Muitas pessoas desconhecem isso achando que foram elas que foram em direção a Deus. Não é isso que a Bíblia diz!
·         Todos nós fomos escolhidos pela Graça do Senhor para fazermos parte do seu rebanho, e ainda fomos adotados como filhos, por meio de Cristo Jesus.
·         Jesus afirmou: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça...” (Jo 15.16).
·         O salmista também já sabia disso ao dizer “que o SENHOR é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto” (Sl 100.3).
·         Portanto, se o Senhor te fez ovelha, seja ovelha, aja como ovelha, viva como ovelha.

·         Assim, você vai ter absoluta certeza de estar agradando o coração do Teu Pastor.

domingo, 23 de março de 2014

Até onde você conhece a Deus?

Quebra-gelo: Crie uma mesa redonda dom todos. Pergunte a cada um: Qual das referências no texto tem sido de maior significado e importância pra você?

Texto bíblico: “O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio” (Sl 18.2).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Analise o texto bíblico acima e veja quantas referências seguras, você tem em Deus.
2.    E agora me diga: porque a gente reclama e cobra tanto de Deus, principalmente nos momentos de lutas e tribulações? Será que com você tem sido assim?

ENSINAMENTOS

·         O Senhor diz: “... conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Os 6.3).
·         E Ele também nos adverte: “Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado...” (Jr 9.24).
·         Medite acerca de cada uma das afirmações bíblicas abaixo a aplique-as à sua vida.
·         O texto diz: O Senhor é...:

1.    O meu rochedo → Rocha é um lugar firme, onde os homens se abrigavam nos momentos difíceis. Assim é o Senhor teu Deus...
2.    O meu lugar forte → Essa expressão nos revela que a força do Senhor é incomparável e não há nada, nem ninguém que possa confrontá-lO e ser vitorioso. Assim é o Senhor teu Deus...
3.    O meu libertador → Ele te liberta de tudo o porventura esteja te prendendo e obstruindo o teu caminhar em direção à tua vitória. Assim é o Senhor teu Deus...
4.    O meu Deus → O Senhor diz na sua palavra: “Eu sou o SENHOR teu Deus...” (Ex 20.2); e o salmista já afirmava: “O SENHOR é o meu Pastor, nada me faltará” (Sl 23.1). Assim é o Senhor teu Deus...
5.    A minha fortaleza → As fortalezas eram usadas na antiguidade para que os homens se abrigassem nela a fim de se defenderem dos ataques ferozes de seus inimigos. Portanto, abrigue-se em Deus. Ele é a tua fortaleza segura e inexpugnável contra os ataques do inimigo. Assim é o Senhor teu Deus...
6.    Em quem confio → Coloque a tua confiança somente no Senhor. O salmista disse: “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus” (Sl 20.7). Assim é o Senhor teu Deus...
7.    O meu escudo → O escudo é usado como objeto de defesa diante de um ataque. Não queira se defender sozinho ou por si próprio. Descanse deixe o Senhor te defender e ser o teu escudo. Assim é o Senhor teu Deus...
8.    A força da minha salvação → O Senhor é a tua salvação e é no Seu Poder e na Sua Força que você tem que confiar. Ele está pronto para te sustentar, para segurar as tuas mãos nos momentos de fraqueza. Assim é o Senhor teu Deus...

9.    O meu alto refúgio → Um dos nomes de Deus é: o Altíssimo. Isso significa que Ele quer te levar para lugares altos, longe das agruras desta vida e ficar contigo ali, consolando e alegrando o teu coração (Leia Is 55.8,9). Assim é o Senhor teu Deus.

domingo, 16 de março de 2014

Guarda bem a tua Alma

Quebra-gelo: Providencie um cofrinho; faça um coração (papelão) e coloque dentro do cofre. Feche bem. Peça para alguém tentar abrir. A chave deve ser entregue a alguém que representa Deus. No final peça para essa pessoa abrir o cofre e retirar o coração. Debata isso com todo o grupo

Texto bíblico: “Tão somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos” (Dt 4.9).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Este versículo fala sobre um assunto importante para todos nós: a auto-prevenção.
2.    Você é uma pessoa que se previne? Você costuma ser uma pessoa vigilante?
3.    Muitas vezes o que fazemos como prevenção é em relação a condições físicas,
4.    Mas neste texto bíblico, a Bíblia fala sobre “prevenção espiritual”.
5.    As ações de “prevenção espiritual” são popularmente conhecidas como: vigilância.

ENSINAMENTOS

1.    Guarda-te a ti mesmo → O que essas palavras dizem é: vigia sobre ti mesmo.
·         A auto-vigilância é uma das tarefas que todos devem fazer sobre si mesmo.
·         Há muitas pessoas que gostam de vigiar a vida dos outros, quando na verdade, deveriam estar vigiando as suas próprias vidas.
·         A falta de vigilância pessoal é um dos motivos para tantos erros, tantos pecados cometidos pelas pessoas.
·         Jesus nos ensinou: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14.38).

2.    Não te esqueças daquelas coisas → A Bíblia nos adverte a que não venhamos a esquecer das coisas que o Senhor nos tem ensinado, a fim de colocá-las em prática.
·         Pedro nos lembra de que “não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (At 4.20).
·         O Senhor, através de Ananias, disse para Paulo: “Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido” (At 22.15).

3.    Não se apartem do teu coração → O coração é o centro da alma. É dele que partem todas as nossas ações de afetividade pessoal, para com os homens e para com Deus.
·         A Bíblia diz que “... o que sai da boca procede do coração...” (Mt 15.18), por isso vigia sobre o teu coração, para que você possa ter controle do que sai da tua boca.

4.    As farás saber a teus filhos → Tudo o que o Senhor te ensinar, não se esqueça de repassá-las a teus filhos e netos (leiam o final do versículo), para que eles saibam.
·         Cabe aos pais, e não apenas a Igreja, a tarefa e a responsabilidade de “ensinar a seus filhos no caminho em devem andar” (Pv 22.6).
A Bíblia diz: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Dt 6.6,7).

domingo, 9 de março de 2014

As Doces e Infalíveis Misericórdias de Deus

Quebra-gelo: Reúna o grupo e pergunte se tem alguém que já passou por momentos difíceis em um temporal, com enchente, rios transbordando, etc. Pergunte como ela reagiu, e se ela encontrou um abrigo seguro. Analise e discuta isso com o grupo

Texto bíblico: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades” (Sl 57.1).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Como você se sente quando erra com alguém; ou quando comete algum pecado?
2.    Alguma vez passou pela tua cabeça que, por causa de um erro, você está alijado da presença e das promessas de Deus? Por acaso, isso acontece contigo?
3.    Saiba que isso acontece com muitos crentes por desconhecerem a relação entre a Misericórdia e Graça de Deus.

ENSINAMENTOS

1.    Tem misericórdia de mim → Essa é uma das expressões que nós mais usamos.
·         A palavra misericórdia é derivada do termo “miséria”.
·         Quando nós clamamos a Deus por misericórdia estamos invocando a graça de Deus e reconhecendo que estamos mal espiritualmente.
·         Deus te conhece bem, e sabe qual o seu estado espiritual quando você clama por misericórdia.
·         E é nesse momento que experimentamos o maravilhoso valor da Graça de Deus.

2.    A minha alma confia em ti → A salmista diz que confia na graça misericordiosa de Deus.
·         É importante confiar em Deus para que possamos descansar nEle e aguardarmos a manifestação gloriosa do seu Poder diante de situações imprevistas do dia a dia.
·         Meu irmão, confie na fidelidade da Graça de Deus, em teu favor.
·         Ele te conhece e sabe da tua dor e do teu sofrimento e jamais te desamparará.
·         Lembre-se: a Bíblia diz que “... o SENHOR teu Deus é Deus misericordioso, e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais” (Dt 4.31).

3.    À sombra das tuas asas me abrigo → Um das coisas mais importantes durante qualquer tempestade é encontrar um abrigo seguro para ficar, não é mesmo?
·         Pois saiba que você tem, em Cristo Jesus, não apenas um amigo fiel, mas também uma Rocha firme onde você encontra refúgio, consolo e renovo espiritual.
·         O salmista nos diz que há segurança para quem habita em Cristo Jesus: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará” (Sl 91.1).
·         E a Palavra do Senhor ainda reforça esse principio ao afirmar “que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos” (Dt 7.9).

·         E da mesma forma que o salmista, diga ao mundo todo: “Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei” (Sl 91.2). Amém.

domingo, 2 de março de 2014

Vivendo pela fé

Quebra-gelo: Estabeleça uma “mesa redonda” com todos e discutam sobre o seguinte tema: Ao longo da vida, porque muitas pessoas recuam, enquanto outras vão em frente. Analisem as causas e as respectivas consequências e tirem lições para suas vidas.

Texto bíblico: “Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma” (Hb 10.38,39).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Como está a sua fé? Geralmente a resposta é que “ela vai bem”, não é?
2.    Agora me diga uma coisa: diante de um perigo iminente, como você se comporta?
3.    Você exercita a sua fé e vai em frente, crendo no Poder da Palavra, ou recua?
4.    Lembre-se de que sem fé é impossível agradar a Deus. Nunca se esqueça disso!

ENSINAMENTOS

1.    O justo viverá da fé → Essa é uma das afirmações bíblicas mais importantes e fundamentais para uma vida cristã vitoriosa: viver pela fé.
·         Viver pela fé é algo perfeitamente possível, desde que você obedeça a duas premissas importantes:
a)    Creia e confie plenamente em Jesus;
b)    Creia e pratique o que diz a Sua Palavra.
·         O Senhor nos ensina que a fé vem “... pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10.17).
·         Muitas pessoas deixam de viver pela fé porque não estão lendo e nem praticando o que diz a Bíblia.
·         O termo “ouvir” não significa escutar, mas praticar, fazer, colocar em ação, agir, etc.

2.    E se ele recuar → O que geralmente faz alguém recuar chama-se: medo
·         Jesus nos ensinou que a firmeza de um crente não está na sua idade, no tempo de convertido, no trabalho que ele faz na Igreja, mas na prática eficaz da palavra em sua vida (leia e medite em Mt 7.24-27).
·         A nossa caminhada muitas vezes nos coloca diante de situações em que Deus prova a nossa fé.
·         Essas provações visam ver se você vai seguir em frente (crendo no poder e na fidelidade de Deus), ou vai recuar por medo do que vem pela frente.

3.    Daqueles que creem para a conservação da alma → A fé é fundamental para a conservação da nossa alma em termos de conquistar uma vitória, alcançar um alvo, um objetivo de vida e principalmente para agradar a Deus (Hb 11.6).
·         A Bíblia diz que “a fé é o firme fundamento (base) das coisas que se esperam, e a prova (veracidade) das coisas que se não veem” (Hb 11.1).
·         Jesus, certa ocasião, disse a um pai que estava desesperado, buscando a cura e a libertação de seu filho: “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê” (Mc 9.23).
·         Tudo o que nós esperamos de Deus está baseado na nossa fé, e não naquilo que os nossos olhos veem.

·         A vitória é certa “porque andamos por fé, e não por vista” (2 Co 5.7).