domingo, 16 de março de 2014

Guarda bem a tua Alma

Quebra-gelo: Providencie um cofrinho; faça um coração (papelão) e coloque dentro do cofre. Feche bem. Peça para alguém tentar abrir. A chave deve ser entregue a alguém que representa Deus. No final peça para essa pessoa abrir o cofre e retirar o coração. Debata isso com todo o grupo

Texto bíblico: “Tão somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos” (Dt 4.9).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Este versículo fala sobre um assunto importante para todos nós: a auto-prevenção.
2.    Você é uma pessoa que se previne? Você costuma ser uma pessoa vigilante?
3.    Muitas vezes o que fazemos como prevenção é em relação a condições físicas,
4.    Mas neste texto bíblico, a Bíblia fala sobre “prevenção espiritual”.
5.    As ações de “prevenção espiritual” são popularmente conhecidas como: vigilância.

ENSINAMENTOS

1.    Guarda-te a ti mesmo → O que essas palavras dizem é: vigia sobre ti mesmo.
·         A auto-vigilância é uma das tarefas que todos devem fazer sobre si mesmo.
·         Há muitas pessoas que gostam de vigiar a vida dos outros, quando na verdade, deveriam estar vigiando as suas próprias vidas.
·         A falta de vigilância pessoal é um dos motivos para tantos erros, tantos pecados cometidos pelas pessoas.
·         Jesus nos ensinou: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14.38).

2.    Não te esqueças daquelas coisas → A Bíblia nos adverte a que não venhamos a esquecer das coisas que o Senhor nos tem ensinado, a fim de colocá-las em prática.
·         Pedro nos lembra de que “não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (At 4.20).
·         O Senhor, através de Ananias, disse para Paulo: “Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido” (At 22.15).

3.    Não se apartem do teu coração → O coração é o centro da alma. É dele que partem todas as nossas ações de afetividade pessoal, para com os homens e para com Deus.
·         A Bíblia diz que “... o que sai da boca procede do coração...” (Mt 15.18), por isso vigia sobre o teu coração, para que você possa ter controle do que sai da tua boca.

4.    As farás saber a teus filhos → Tudo o que o Senhor te ensinar, não se esqueça de repassá-las a teus filhos e netos (leiam o final do versículo), para que eles saibam.
·         Cabe aos pais, e não apenas a Igreja, a tarefa e a responsabilidade de “ensinar a seus filhos no caminho em devem andar” (Pv 22.6).
A Bíblia diz: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Dt 6.6,7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário