segunda-feira, 26 de maio de 2014

Experimentando a Justiça de Deus

Quebra-gelo: Pergunte ao grupo se há alguém que já sofreu uma grande injustiça na vida, e como ela reagiu. Promova um debate sobre como se reage (biblicamente) às injustiças.


Texto bíblico: “Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e alta está a tua destra. Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto.” (Sl 89.13,14).


PARA VOCÊ REFLETIR


1. Você tem noção da dimensão e do alcance da Justiça de Deus?
2. Como você entende o modo de Deus exercer Justiça neste mundo?
3. Como você entende a ação misericordiosa de Deus em relação à você?


ENSINAMENTOS


1. Tu tens um braço poderoso → Neste salmo, Davi traz à sua lembrança, a aliança eterna que Deus tinha com ele.
* A Bíblia está repleta de textos onde a aliança de Deus para conosco é atestada e confirmada.
* Vários são os versículos neste Salmo onde esta aliança é destacada pelo salmista e nos é apresentada para dela também compartilharmos.
* O Senhor tem braço poderoso → Davi relembra o poder imensurável de Deus
* O Senhor tem mão forte → Davi relembra que ninguém pode deter o agir das suas mãos quando Ele resolver operar.
* O Senhor tem alta a sua destra → Davi relembra quão grande e soberana é a posição da destra do Pai, a qual é ocupada pelo Rei Jesus – o Altíssimo Senhor.


2. Justiça e Juízo são a base do teu trono → Ser a base do trono significa dizer que todas as ações de Deus estão baseadas em seus princípios de Justiça e de Juízo.
* Isso quer dizer que Deus jamais agirá de forma injusta para contigo, ou irá exercer algum Juízo que não esteja de acordo com a sua Palavra.
* Por isso, Ele nos pede para que andemos em consonância à sua Palavra, a fim de não sermos objeto do seu Juízo.
* Deus sempre age de forma justa para contigo, mesmo que você não entenda, na hora, o porquê daquela situação que você está vivenciando.
* Você acha que “Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?” (Lc 18.7).


3. Misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto → O entendimento destes dois princípios são importantíssimos para que compreendamos as ações de Deus.
* Todas as ações Deus são baseadas na Sua Graça e na vontade do Seu querer.
* Ter a misericórdia diante do seu rosto significa que Deus olha primeiro para as nossas misérias espirituais, e nos mostra isso para que saibamos que nada na vida virá por merecimento nosso. Tudo é Graça de Deus.
* Ter a verdade diante do seu rosto significa que Ele quer que saibamos que nEle e somente nEle está a verdade.
* Essa verdade está bem caracterizada na Pessoa do Senhor Jesus quando disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.6).

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Clamando num momento difícil

Quebra-gelo: Reúna o grupo e pergunte se há alguém que sofre de insônia motivada por preocupações, e sobre o que esta pessoa tem feito. Peça que alguém dê um testemunho.


Texto bíblico: “Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou” (Sl 3.4,5).


PARA VOCÊ REFLETIR


1. Quando você está preocupado, você costuma perder o sono?
2. Você é dependente de remédios para dormir?
3. Problemas de família te tem tirado o sono? A Paz? A alegria de viver?
4. Você tem conseguido descansar nos braços do Senhor e dormir bem à noite?


ENSINAMENTOS


1. Com a minha voz clamei ao SENHOR → Davi teve um reinado bem conturbado, em grande parte como consequência de seu pecado com Bate-Seba, mulher de Urias.
* Davi teve inúmeros problemas envolvendo seus filhos e isso lhe trouxe muitos dissabores e muitas tristezas como pai
* Este texto é parte do Salmo de Davi de nº 3, escrito quando ele fugia de diante da face de Absalão, seu filho, que queria usurpar-lhe o trono de Israel.
* Aqui, Davi relata qual foi a sua reação ao ter de fugir de seu próprio filho: ele clamou e pediu a intervenção de Deus, pois se tratava de sua própria família.


2. Ouviu-me desde o seu santo monte → Davi orou e o Senhor ouviu o clamor do seu coração de pai, triste pó estar passando por aquela situação lamentável.
* E isso se torna mais difícil quando o fato se torna público e todos ficam sabendo do que está acontecendo dentro do âmbito familiar.
* A reação de Davi é muito apropriada e nos mostra sobre como agirmos nessa hora.
* O Senhor diz na sua palavra “Assim diz o SENHOR que faz isto, o SENHOR que forma isto, para o estabelecer; o SENHOR é o seu nome. Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” (Jr 33.2,3).
* O mais interessante é que o Senhor disse isso para Jeremias quando ele estava encarcerado no pátio da guarda, pelo simples “pecado” de pregar a Palavra de Deus.
* Não importa o motivo: sempre clame ao Senhor e creia que Ele te ouvirá, mesmo que você esteja em pecado diante dEle.
* Clamar é rasgar o coração diante do Senhor e expor-lhe tudo o que você está sentindo, tudo o que você está vivendo, tudo o que está te afligindo.
* Jesus te diz: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mt 7.7).
* Fala sério: isso não é maravilhoso, não é reconfortante, não é um balsamo para um coração dolorido!


3. Eu me deitei e dormi; acordei → O que Davi fez você deve fazer também.
* Ele creu, clamou, descansou no Senhor e deitou a cabeça no travesseiro e dormiu tranquilamente, sabendo que agora, os seus problemas não eram mais seus. Eles estavam nas mãos de Deus (Mt 11.28-30).
* E com essa certeza no coração Davi pode dormir calmamente e acordar no dia seguinte, pois o Senhor o estava sustentando.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Joquebede - uma mulher espiritual inteligente

Quebra-gelo: Discuta com o grupo o seguinte tema: Quais são as características de uma pessoa espiritualmente inteligente?

Texto bíblico: "E a mulher concebeu e deu a luz um filho; e, vendi que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de junco, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio" (Exodo 2.2, 3)

PARA VOCÊ REFLETIR

Você teria coragem de abrir mão de cuidar de seu filho, para salvar-lhe a vida?

ENSINAMENTOS

1. Vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses -> Joquebede foi exemplo de mãe e também de fé e de coragem.


  • Ela conseguiu mantê-lo escondido por um tempo dentro de casa, mas depois fez uma cesta, o colocou dentro e soltou no rio.
  • Miriã, irmã de Moisés, observava tudo para saber o que aconteceria (Ex 2:1-4)
  • A filha de faraó ao ver o menino, ela sentiu compaixão e pediu para que encontrassem uma ama de leite para criar o menino
  • O que é maravilhoso é que ela chamou justamente a mãe do bebê, que pôde amamentá-lo, vê-lo crescer e ainda recebia ajuda para isso (Ex 2.5-9)
  • Somente depois de grande é que o menino foi levado novamente à filha de Faraó, onde recebeu o nome de Moisés, que significa: tirado das águas (Ex 2:10)


2. Pondo nela o menino à margem do rio -> Essa foi uma decisão difícil e dolorosa.


  • Imagine o quanto foi difícil para Joquebede colocar seu filho no cesto e deixá-lo no rio.
  • A arca construída por Noé simboliza a Igreja de Cristo que acolhe os perdidos deste mundo (Hb 11:7)
  • Como pais, sabemos que as vezes temos que tomar atitudes que nos são dolorosas, difíceis e que requerem ousadia e coragem
  • A bíblia diz que os nossos filhos, na verdade não são nossos: eles pertencem a Deus e são herança do Senhor (Sl 127:3)
  • Quando nós ignoramos as oportunidades de Deus, corremos o risco de perder o que temos, pela falta de fé e de inteligência espiritual
  • Seja como Joquebede, que fez o que deveria ser feito, para salvar seu filho
  • Com isso, ela conseguiu ainda amamentá-lo e vê-lo crescer, coisas que talvez fossem impossíveis, se ela não fosse uma mãe corajosa e inteligente.
  • Não se deixe levar pelo medo ou pelo apego; faça o que tem que ser feito e Deus honrará a tua fé, e guardará os teus filhos, da melhor maneira possível
  • Assim como Joquebede, Ana também orou ao Senhor, dizendo: "Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida..." (1 Samuel 1:11)
  • Minha irmã: aja com sabedoria e a inteligência de Joquebede e coloque seu filho na arca de Deus (Igreja) e deixe que ele cuidará de tudo. Amém!

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A Paz do Senhor Jesus

Quebra-gelo: Reúna o grupo e peça para três pessoas fazerem uma pequena representação sobre o que seja uma pessoa em paz.


Texto bíblico: “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança” (Sl 4.8).


PARA VOCÊ REFLETIR

1. Diga com sinceridade: você realmente se sente em paz?
2. Você sabia que a paz interior independe da tua vida estar em paz?
3. Pergunte a pessoa ao seu lado: você realmente se sente em paz?
4. Na sua opinião, quais seriam os requisitos para uma pessoa estar em paz?


ENSINAMENTOS


1. Em paz → Ter Cristo Jesus no coração é ter a Fonte da Paz dentro de si, independentemente das circunstâncias em que você esteja vivendo.

* Na sua bendita Palavra, o Senhor nos ensina que:

a) Não há paz no mundo (Jo 14.27a)
b) A Verdadeira Paz está em Cristo Jesus (Jo 14.27b)
c) Ele é o Príncipe da Paz (Is 9.6)
d) Devemos seguir a paz com todas as pessoas (Hb 12.14).


2. Me deitarei e dormirei → Uma das melhores sensações na vida é poder deitar a cabeça no travesseiro e dormir em paz, o sono dos justos.

* A Bíblia te diz que “quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares” (Pv 3.24).
* Muitas pessoas passam a noite em claro por estarem tensas, nervosas, preocupadas com seus problemas pessoais. Isso não adianta nada!
* A orientação bíblica para você é: “Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a” (1 Pe 3.11).
* Por outro lado, a Bíblia diz que os ímpios “... não dormem se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar” (Pv 4.16).
* O sábio Salomão já dizia que “doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir” (Ec 5.12).
* As preocupações nos tiram o sono; o rei Dario que o diga: “Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono” (Dn 6.18).


3. Me fazes habitar em segurança → Temos de Deus uma aliança de paz (Ez 34.25).

* O salmista já dizia que “... se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Sl 127.1b).
* O Senhor diz na sua Palavra: “Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal” (Pv 1.33).
* O Senhor está aliançado com tudo: “E naquele dia farei por eles aliança com as feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e da terra quebrarei o arco, e a espada, e a guerra, e os farei deitar em segurança” (Os 2.18).