segunda-feira, 26 de maio de 2014

Experimentando a Justiça de Deus

Quebra-gelo: Pergunte ao grupo se há alguém que já sofreu uma grande injustiça na vida, e como ela reagiu. Promova um debate sobre como se reage (biblicamente) às injustiças.


Texto bíblico: “Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e alta está a tua destra. Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto.” (Sl 89.13,14).


PARA VOCÊ REFLETIR


1. Você tem noção da dimensão e do alcance da Justiça de Deus?
2. Como você entende o modo de Deus exercer Justiça neste mundo?
3. Como você entende a ação misericordiosa de Deus em relação à você?


ENSINAMENTOS


1. Tu tens um braço poderoso → Neste salmo, Davi traz à sua lembrança, a aliança eterna que Deus tinha com ele.
* A Bíblia está repleta de textos onde a aliança de Deus para conosco é atestada e confirmada.
* Vários são os versículos neste Salmo onde esta aliança é destacada pelo salmista e nos é apresentada para dela também compartilharmos.
* O Senhor tem braço poderoso → Davi relembra o poder imensurável de Deus
* O Senhor tem mão forte → Davi relembra que ninguém pode deter o agir das suas mãos quando Ele resolver operar.
* O Senhor tem alta a sua destra → Davi relembra quão grande e soberana é a posição da destra do Pai, a qual é ocupada pelo Rei Jesus – o Altíssimo Senhor.


2. Justiça e Juízo são a base do teu trono → Ser a base do trono significa dizer que todas as ações de Deus estão baseadas em seus princípios de Justiça e de Juízo.
* Isso quer dizer que Deus jamais agirá de forma injusta para contigo, ou irá exercer algum Juízo que não esteja de acordo com a sua Palavra.
* Por isso, Ele nos pede para que andemos em consonância à sua Palavra, a fim de não sermos objeto do seu Juízo.
* Deus sempre age de forma justa para contigo, mesmo que você não entenda, na hora, o porquê daquela situação que você está vivenciando.
* Você acha que “Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?” (Lc 18.7).


3. Misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto → O entendimento destes dois princípios são importantíssimos para que compreendamos as ações de Deus.
* Todas as ações Deus são baseadas na Sua Graça e na vontade do Seu querer.
* Ter a misericórdia diante do seu rosto significa que Deus olha primeiro para as nossas misérias espirituais, e nos mostra isso para que saibamos que nada na vida virá por merecimento nosso. Tudo é Graça de Deus.
* Ter a verdade diante do seu rosto significa que Ele quer que saibamos que nEle e somente nEle está a verdade.
* Essa verdade está bem caracterizada na Pessoa do Senhor Jesus quando disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário