domingo, 27 de julho de 2014

Andando na Luz de Cristo


Quebra-gelo: Separe um irmão e coloque uma venda nos seus olhos. Apague a luz e peça pra ele tentar andar (observe o seu comportamento). Acenda a luz e peça pra ele andar e observem o seu comportamento. Debatam o resultado à luz da Bíblia.

Texto bíblico: “Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 Jo 1.6,7).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Você tem andado com Cristo no teu cotidiano?
2.    Você tem experimentado a comunhão com Deus em todos os momentos?
3.    Em algum momento da sua vida você já deixou de sentir a presença de Deus?

ENSINAMENTOS

1.    Se dissermos que temos comunhão com ele → Deus te criou para ter comunhão contigo, e também para que você tenha comunhão com Ele.
·         Ninguém consegue ter comunhão com o Senhor, sem andar na Sua Luz.
·         Da mesma forma, ninguém consegue ter comunhão com o seu irmão sem andar na Luz de Cristo.
·         A Luz do Senhor é imprescindível para que haja comunhão entre os homens.
·         Caso contrário, a pessoa andará em trevas, e desta forma não conseguirá ter e nem manter comunhão com Deus e nem com seu irmão.

2.    Se andarmos na luz, como ele na luz está → A compreensão desse trecho do versículo é importantíssimo para que tenhamos uma vida plena e real diante dEle.
·         O verbo “andar” significa viver, agir, praticar, ou seja, Deus não quer apenas que você esteja na Luz, mas que você ande na Sua Luz. Você consegue entender isso?
·         Inatividade e comodismo não são sinônimos de vida cristã plena e abençoada, aos olhos de Deus.
·         O Senhor Jesus diz na Sua palavra que devemos demonstrar todo o nosso amor por Ele, trabalhando por Ele e para Ele, fazendo de coração a Sua obra.
·         O Senhor disse a Pedro: “Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros” (Jo 21.15). Observe que Jesus disse isso por três vezes.

3.    Temos comunhão uns com os outros → Temos aqui a receita de Cristo sobre como alcançar e também como manter a verdadeira comunhão uns com outros.
·         João nos ensina nesta passagem, alguns aspectos importantes para que tenhamos uma comunhão sólida e genuína, uns com outros:

a)    Tua vida tem que estar fundamentada no Amor de Cristo;
b)   Tua vida tem que estar plenamente iluminada pela Luz de Cristo;
c)    Comunhão é fruto na vida daquele que irradia a Luz do Senhor Jesus.

d)   Quem diz que tem comunhão e anda em trevas, mente, pois não anda e nem pratica a verdade de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário