domingo, 31 de agosto de 2014

A Misericórdia e a Justiça de Deus

Quebra-gelo: Através do Sermão do Monte, Jesus nos ensinou quatro princípios fundamentais: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”. Responda sinceramente: você consegue cumpri-los? Sim ou Não? Por quê? Debatam entre si.

Texto bíblico: “Mas a misericórdia do SENHOR é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos; sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir” (Sl 103.17,18).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Qual a sua definição sobre a palavra “misericórdia”?
2.    Você tem experimentado a misericórdia de Deus na tua vida?
3.    Você tem sido misericordioso com o teu próximo?
4.    Alguma vez na vida, você já reclamou de Deus? E com Deus? Seja sincero.

ENSINAMENTOS

1.    A misericórdia do SENHOR é sobre aqueles que o temem → A Bíblia nos diz que temor a Deus e misericórdia estão interligados e são interdependentes.
·         A expressão “misericórdia” é derivada da palavra “miséria”.
·         Somente conseguimos exercer plenamente a misericórdia, quando conseguimos ver e sentir a miséria espiritual dos outros.
·         Miséria espiritual é algo que alcança todos aqueles que ainda não têm Jesus, como seu Senhor e Salvador.
·         Ela alcança todos, tanto pobres como ricos, porque independe de condição social ou financeira da pessoa.
·         Aceite a Cristo como teu Salvador pessoal e você será alvo da maravilhosa Graça do Senhor e da Sua plena misericórdia.

2.    A sua justiça sobre os filhos dos filhos; sobre aqueles que guardam a sua aliança → Hoje em dia, justiça é algo que as pessoas clamam e muitas até chegam ao desespero ao se veem injustiçadas.
·         Jesus quer ter contigo uma aliança especial, através da qual você estará seguro e poderá experimentar a ação do Senhor em teu favor, defendendo a tua causa.
·         Você sabia que você tem um Advogado - o Senhor Jesus? (1 Jo 2.1)
·         Você sabe o que o qualifica ou capacita para ser o teu Advogado?

a)    Seu caráter → justo, íntegro, puro, santo, de moral inquestionável.
b)    Sua forma inusitada de agir → Ele assume a tua culpa, e a tua penalidade.
c)    Ele toma o teu lugar → e te representa diante do Juiz → ação vicária.
d)    Ele está sempre disponível → você não precisa marcar hora → não precisa de telefone, e-mail, celular, mandar recado, etc.
e)    Ele não cobra honorários → nem custas de processo → a ação é graciosa.
f)     Ele não faz diferenciação → atende a todos indistintamente (pobres e ricos).
g)    Ele exige exclusividade → nada de terceiros (Maria, Pedro, João, nada).
Ele nunca perdeu uma causa → Ele sempre vence. Aleluia! Amém!

domingo, 24 de agosto de 2014

Aguardando o tempo de Deus

Quebra-gelo: Pergunte ao grupo se eles acham que existe algum tipo de relação entre ansiedade, fé e confiança? Se existe, pergunte qual é? Se não existe, pergunte o porquê? Debatam o tema entre si.

Texto bíblico: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ec 3.1).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Você se acha uma pessoa ansiosa? Por quê?
2.    Você sabe o que a Bíblia diz acerca da ansiedade? Você põe em prática?
3.    Você tem fé em Deus? Então porque você sente ansiedade?

ENSINAMENTOS

1.    Tudo tem o seu tempo determinado → Deus é o Senhor do Tempo. O tempo está em Suas mãos. É basicamente isso o que este texto nos diz.
·         Moisés, do alto da sua longevidade,  afirmou que “os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando” (Sl 90.10).
·         No capítulo 3 de Eclesiastes, Salomão fala sobre a forma como Deus trata o tempo, predeterminando tudo segundo a Sua soberana vontade.
·         Portanto, de nada adiante ficar ansioso, impaciente, nervoso, porque isso não vai mudar os planos e os propósitos de Deus para tua vida.
·         O Senhor já tem determinado o tempo em as coisas hão de acontecer na tua vida.
·         O que ele te pede é que você tenha paciência e aguarde o momento de Deus.
·         O salmista diz: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Sl 40.1).

2.    Há tempo para todo o propósito debaixo do céu → Uma das desculpas mais esfarrapadas que ouvimos hoje é: não tenho tempo pra fazer isso, pra fazer aquilo, pra ir à igreja, pra passear com a família, etc.
·         “Estou contando os dias pra que cheguem logo as minhas férias”, é o que mais se ouve por aí. Você também age assim?
·         Davi, em sua sabedoria afirmou: “Os meus tempos estão nas tuas mãos...” (Sl 31.15a).
·         Ao dizer isso, Davi estava demonstrando a sua total confiança em Deus, ressaltando que o tempo de duração da sua vida estava determinado pelo seu Senhor.
·         Isso foi repassado a Salomão, seu filho: “Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra” (Ec 3.17).
·         E finalmente Moisés ainda faz um pedido especial a Deus: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Sl 90.12).
·         A nossa vida deve ser vivida de modo que possamos amadurecer espiritualmente objetivando alcançar a sabedoria de vem do alto – a Sabedoria de Deus.

·         Tiago nos ensina que essa sabedoria é “... primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia” (Tg 3.17).

Habitando na Segurança do Senhor

Quebra-gelo: Cante com o grupo aquele corinho que diz: Segura nas Mãos de Deus e analisem a letra deste cântico. Voltem a cantá-lo na exaltação, pensando bem na letra.

Texto bíblico: “Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal” (Pv 1.32,33).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Pra você, o que significa a palavra “segurança”?
2.    Onde você buscado segurança nos dias atuas?
3.    E onde você tem achado segurança?
4.    Agora me diga com convicção: você se sente seguro nesta vida?

ENSINAMENTOS

1.    O erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá → A expressão “simples” aponta para uma pessoa ingênua, ignorante, néscia, e por vezes até espiritualmente irresponsável.
·         É impressionante vermos como existem pessoas que se preocupam com tantas coisas neste mundo, e negligenciam com o seu lado espiritual.
·         Jesus, certa ocasião, chamou a atenção das pessoas dizendo: “Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui” (Lc 12.15).
·         Isaías também alerta sobre a insensatez espiritual diante do perigo: “... eis aqui gozo e alegria, matam-se bois e degolam-se ovelhas, come-se carne, e bebe-se vinho, e diz-se: Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos” (Is 22.13).
·         A Bíblia chama isso de um desvario – um ato inconsequente de quem delira.
·         E ainda afirma que essa postura louca acabará por destruir e matar essa pessoa.
·         Olha o que Jesus nos diz sobre isso: “Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12.20).

2.    Mas o que me der ouvidos habitará em segurança → Nem tudo está perdido!
·         A mudança de atitude por parte dos homens ocorre a partir do momento em que a pessoa se dispõe a ouvir a voz de Deus.
·         A sabedoria de uma pessoa sensata faz com que ela pare e ouça o que o Senhor tem a lhe falar.
·         Para esses, a promessa do Senhor, é que eles habitarão com segurança, mesmo vivendo num mundo mau e tenebroso. O Senhor os guarda!
·         Além disso, essa pessoa estará livre do temor do mal. Gente isso é tremendo!!!
·         Você já viu quantas pessoas sofrem antecipadamente pelo simples terror do que está por vir ou do que possa acontecer amanhã.
·         É só você olhar no consultório dos psicólogos, psiquiatras, a quantidade de pessoa que estão sofrendo com crises de pânico, depressão.

·         O Senhor te garante: Se você der ouvidos a Ele, e confiar de todo o coração na Sua Palavra, você não somente habitará seguro como também estará livre de qualquer tipo ou forma de temor do mal. Amém!

domingo, 17 de agosto de 2014

Aprendendo e andando no caminho do Mestre


Quebra-gelo: Pergunte se alguém, alguma vez, já tomou um caminho errado achando que estava certo? Como você se sentiu? Você voltou ao início ou desistiu? Debatam.

Texto bíblico: “Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome” (Sl 86.11).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Você conhece o caminho de Deus (a direção de Deus) para a tua vida?
2.    Você sabia que existe o caminho do homem e o caminho de Deus?
3.    Em qual desses caminhos você acha que estão a tua benção e a tua vitória?
4.    Seja sincero: em qual deles você está andando?

ENSINAMENTOS

1.    Ensina-me, SENHOR, o teu caminho → Como é bom ver a postura humilde do salmista pedindo que o Senhor lhe ensine o seu caminho.
·         Observe que antes de querer saber qual o caminho a seguir, o salmista quer aprender sobre esse caminho.
·         Isso é importantíssimo, pois muitos crentes não seguem pelo caminho de Deus, simplesmente porque esse caminho não se enquadra, ou “não bate” com os seus planos. Por isso, não o segue e acaba descartando-o.
·         Isso é terrível e compromete todo um futuro de bênçãos e de vitórias na vida.
·         Se você está nesta situação, antes de querer andar, peça para o Senhor te ensinar acerca do caminho que Ele tem pra você.
·         Tão somente ouça, aprenda e ponha em prática o que aprendeu. Isso é obediência!

2.    E andarei na tua verdade → A vontade do salmista, não era andar de acordo com o seu conceito particular de verdade, mas sim, de acordo com a verdade de Deus.
·         Andar na verdade de Deus exige de nós, primeiramente, renúncia de nós mesmos, de nossas ideias, de nossos conceitos.
·         Andar na verdade de Deus requer disciplina e humildade para aceitarmos o que Deus quer de nós e assim cumprir Sua vontade santa e soberana.
·         Andar na verdade é não se deixar levar pelos impulsos do coração, mas se deixar guiar e conduzir pela docilidade e suavidade do Espírito de Deus.
·         O Senhor diz, através de Isaías: “... os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos”. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos (Is 55.8,9).

3.    Une o meu coração ao temor do teu nome → Uma das maiores causas de pecado em nossos dias é a falta de temor de Deus nos corações. O temor é um freio pra nós.
·         Essa era a preocupação do salmista: ter sempre o temor de Deus dentro de si, na sua vida, no seu coração, de modo a não se deixar levar pelos seus impulsos.

·         Malaquias ainda nos alerta dizendo: “O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós...” (Ml 1.6a).

domingo, 10 de agosto de 2014

Haverá um Justo que domine sobre os homens


Quebra-gelo: Você já se sentiu “dominado” por alguém? Conte como você se sentiu?

Texto bíblico: “E estas são as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em Salmos de Israel. O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca. Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus” (2 Sm 23.1-3).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Na sua vida quem é que toma as decisões?
2.    Você se sente espiritualmente livre para tomar decisões?
3.    Você costuma tomar decisões de “cabeça quente”?

ENSINAMENTOS

·         A História nos mostra que sempre existiram homens que procuraram dominar os seus semelhantes quer pelo poder, pela força, pela intimidação, pelo medo, etc.
·         Mas a Bíblia nos mostra um homem que foi levantado pelo Senhor, segundo o seu coração para reinar à frente do seu povo (1 Sm 13.14).
·         Davi foi esse homem. Ele tinha as seguintes características:

a)    Ele foi levantado em altura → ser levantado em altura significa ser exaltado pelo Senhor; e só é levantado pelo Senhor aquele que a si mesmo se humilha. O Senhor Jesus nos ensinou isso (Mt 23.12)
b)    Ele foi o ungido do Deus de Jacó → Davi foi ungido pelo Senhor através do ministério de Samuel, e essa unção ficou bem evidenciada pela forma como Davi reinou. Ele pecou, mas um verdadeiro homem de Deus sempre se levanta; sendo restaurado pelo Espírito Santo; e segue em frente no seu ministério.
c)    Ele foi o suave em Salmos → Davi foi o compositor da maioria dos salmos, pois a unção do louvor estava sobre ele, desde o inicio.

1.    O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca → Um homem de Deus tem que falar pelo Espírito de Deus.
·         O homem de Deus conhece ao seu Senhor; ele conhece o coração do Seu Senhor.
·         O homem de Deus tem que estar permanentemente na presença do Senhor e pronto para ser usado como um porta-voz de Deus.

2.    Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus → Esse Justo, a quem Davi se refere, é o Senhor Jesus (Sl 110.1).
·         Davi se referia a Ele em todos os seus salmos, mesmo sem citá-lo nominalmente.
·         Jesus exerce o seu domínio sobre nós com amor, com carinho; e da mesma forma Ele nos ensina a agir: “Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos” (Zc 4.6).
·         Isaias, o profeta messiânico também confirma dizendo: “Eis que reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo” (Is 32.1).

·         Davi ainda fala sobre o que ele recebeu de Deus: “Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés” (Sl 8.6).

domingo, 3 de agosto de 2014

Não temas os teus inimigos


Quebra-gelo: Reúna o grupo e pergunte se há alguém que já passou pela experiência se ser assaltado na rua, ou de ter seu veículo roubado, ou mesmo de ter sua residência invadida por ladrões. Discutam entre si as causas e as consequências, à luz da palavra de Deus.

Texto bíblico: “Quando saíres à peleja contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terás temor; pois o SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo” (Dt 20.1).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Você já passou pela experiência de ser assaltada? Como você se portou?
2.    Você reagiu? De que forma?
3.    Como você se sentiu após passar por essa experiência? Ficou com algum trauma?
4.    À luz da Palavra de Deus, como você se sente hoje? Segura ou Insegura?

ENSINAMENTOS

1.    Quando saíres à peleja contra teus inimigos → Uma das implicações que temos na vida, por sermos crentes no Senhor, é ter que enfrentar lutas, batalhas e tribulações.
·         Não há como fugir ou tentar se esconder do inimigo. Ele sempre se levantará contra o povo de Deus. Esse é o seu papel, e o teu é resistir firme na fé do Poder de Deus.
·         Neemias, um homem bravo e valente que o Senhor levantou para reconstruir os muros de Jerusalém, ao ver o povo triste e desanimado disse: “E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas” (Ne 4.14).

2.    Deles não terás temor → Temor (medo) é uma reação natural que todos nós temos diante do perigo iminente, ou de algum imprevisto na vida.
·         O que nós não podemos é entrar em pânico, pois o pânico faz com que a pessoa perca o controle sobre si mesmo e sobre suas ações e reações.
·         Moisés disse ao povo de Israel: “Tão somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais” (Nm 14.9).
·         E ainda disse: “Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis” (Ex 20.20).

3.    O SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo → A Bíblia diz que o Senhor sempre estará contigo, em todos os momentos, em todas as situações.
·         Ele nunca te deixará ou te abandonará. Ele é a tua força. O teu braço forte.
·         Ele é o teu refúgio seguro, aonde você pode se abrigar e descansar “até que passem as calamidades” (Sl 18.18; 57.1).
·         O profeta Zacarias também nos encoraja: “... assim vos salvarei, e sereis uma bênção; não temais, esforcem-se as vossas mãos” (Zc 8.13).

·         Olha ainda o que o Senhor te diz: “Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará” (Is 35.4).