domingo, 24 de agosto de 2014

Aguardando o tempo de Deus

Quebra-gelo: Pergunte ao grupo se eles acham que existe algum tipo de relação entre ansiedade, fé e confiança? Se existe, pergunte qual é? Se não existe, pergunte o porquê? Debatam o tema entre si.

Texto bíblico: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ec 3.1).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Você se acha uma pessoa ansiosa? Por quê?
2.    Você sabe o que a Bíblia diz acerca da ansiedade? Você põe em prática?
3.    Você tem fé em Deus? Então porque você sente ansiedade?

ENSINAMENTOS

1.    Tudo tem o seu tempo determinado → Deus é o Senhor do Tempo. O tempo está em Suas mãos. É basicamente isso o que este texto nos diz.
·         Moisés, do alto da sua longevidade,  afirmou que “os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando” (Sl 90.10).
·         No capítulo 3 de Eclesiastes, Salomão fala sobre a forma como Deus trata o tempo, predeterminando tudo segundo a Sua soberana vontade.
·         Portanto, de nada adiante ficar ansioso, impaciente, nervoso, porque isso não vai mudar os planos e os propósitos de Deus para tua vida.
·         O Senhor já tem determinado o tempo em as coisas hão de acontecer na tua vida.
·         O que ele te pede é que você tenha paciência e aguarde o momento de Deus.
·         O salmista diz: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Sl 40.1).

2.    Há tempo para todo o propósito debaixo do céu → Uma das desculpas mais esfarrapadas que ouvimos hoje é: não tenho tempo pra fazer isso, pra fazer aquilo, pra ir à igreja, pra passear com a família, etc.
·         “Estou contando os dias pra que cheguem logo as minhas férias”, é o que mais se ouve por aí. Você também age assim?
·         Davi, em sua sabedoria afirmou: “Os meus tempos estão nas tuas mãos...” (Sl 31.15a).
·         Ao dizer isso, Davi estava demonstrando a sua total confiança em Deus, ressaltando que o tempo de duração da sua vida estava determinado pelo seu Senhor.
·         Isso foi repassado a Salomão, seu filho: “Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra” (Ec 3.17).
·         E finalmente Moisés ainda faz um pedido especial a Deus: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Sl 90.12).
·         A nossa vida deve ser vivida de modo que possamos amadurecer espiritualmente objetivando alcançar a sabedoria de vem do alto – a Sabedoria de Deus.

·         Tiago nos ensina que essa sabedoria é “... primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia” (Tg 3.17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário