segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Amar V


OPÇÃO DE QUEBRA-GELO


Conte uma lição de humildade que um dia você teve com a atitude de alguém.


REFLEXÃO 



Texto Bíblico:
Rm. 12: 16

Humildade e amor estão ligados profundamente nas escrituras. A igreja é algo que une as pessoas e as faz iguais, independentemente de raça, condição física ou condição financeiro social. Um das mais belas coisas que se vêem em uma boa igreja do Senhor Jesus é o médico em comunhão com o gari, o engenheiro em amizade profunda com o sapateiro, etc. Todos compartilhando suas vidas e seus bens. Sem nariz empinado e sem orgulho. Não podemos fazer acepção de pessoas e devemos nos esforçar para termos a mesma atitude, tanto para o “doutor” para quanto o “analfabeto”. Isto é mandamento do Senhor. Jesus, ao dizer que os pobres sempre existiriam no mundo, nos informa, ao meu ver, que haveria diferentes classes de pessoas, inclusive na igreja. Mas, os ensinamentos do apóstolo Paulo reforçam, isto não nos dá o direito de sermos superiores a ninguém. Se você tem um diploma universitário e/ou uma profissão prestigiada, agradeça a Deus pela bênção e jamais se coloque em posição superior. Aos olhos de Deus somos totalmente iguais e, quando colocamos o orgulho em nossas vidas, mostramos a Deus que ainda não o entendemos e nós mesmos nos fazemos diferentes.

Eu gosto muito das células da PIB Lins, pois nelas vejo o amor acima de tudo, tão grande que as classes sociais e as profissões prestigiadas nem aparecem e, em vez de serem altar de orgulho, servem de ferramenta para o amor. Um amor prático e sem máscaras. Não estou falando que somos perfeitos e que todo mundo faz assim, mas graças a Deus esta é a principal tendência e tem feito a PIB Lins crescer e percorrer terrenos jamais imaginados. Se você ler os versículos seguintes, vai entender perfeitamente o que desejo dizer: Pv. 11: 2; 29: 23; Jo. 17: 20 - 22; At. 2: 42 - 47; 10: 34; 1 Co. 8: 1b; Cl. 3: 11 - 14; 1 Tm. 5: 21; Tg. 2: 1 – 9.

Reflita: Um cavalo, orgulhoso de seu arreio ricamente adornado, encontrou na estrada um burro. Este, carregando uma pesada carga, movia-se com dificuldade pelo acostamento. "‒ É com dificuldade," disse o cavalo, "‒ que  eu  estou  resistindo à vontade de lhe dar um coice". O burro manteve sua paz e apenas fez um gesto silencioso, clamando, a seu  modo, por justiça dos  céus. Não muito tempo depois, o orgulhoso cavalo, cansado e sem fôlego, foi enviado por seu dono  para a fazenda. O burro, ao vê-lo puxando uma carroça de esterco, começou a zombar dele: "‒ Onde estão seus ricos arreios? Onde está aquela pompa que tanto o tornava orgulhoso? Veja a que situação desprezível você foi reduzido!". Como é ilusória a glória dos soberbos! Toda ostentação, toda altivez, toda pretensa superioridade só têm um prêmio a conquistar: a humilhação! Muito mais gratificante do que ser derrubado de um pedestal armado pela nossa arrogância é constatar, em simplicidade e humildade, que os méritos de nossos atos são reconhecidos e admirados, tanto pelo nosso Deus como pelos que nos cercam. Que jamais incorramos no erro de desprezar o nosso próximo numa atitude mesquinha de ostentação e orgulho. Agindo assim, estaremos consumindo nossas almas e permitindo que Deus retire de sobre nós a Sua graça, deixando que sejamos humilhados em nossa própria vaidade. Recusando a glória dos soberbos, a luz de Cristo poderá brilhar em nossas vidas! (Paulo Barbosa - Um cego na Internet).

Diante de tudo isso: 1. Qual decisão pessoal você fará? 2. O que Deus falou com você nessa mensagem. 3. Ore, compartilhando com Deus suas decisões e peça para que sejamos sempre verdadeiros praticantes da Palavra.

Seminarista André Bonella

Nenhum comentário:

Postar um comentário