terça-feira, 17 de junho de 2014

O Maior de todos os Mandamentos

Quebra-gelo: Reúna o grupo e peça para alguém contar uma “loucura” que já tenha feito para expressar o seu amor por alguém. Pergunte agora quem estaria disposto a fazer algo especial para demonstrar o seu amor a Deus? Diga o que?

Texto bíblico: “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Dt 6.4-7).

PARA VOCÊ REFLETIR

1.    Você já percebeu quantas pessoas há que chamam Deus de Senhor, mas não se submetem a Ele e nem lhe obedecem?
2.    O que significa palavra “Senhor” para você?
3.    Quando Deus te diz: “Eu sou o teu Senhor”, o que isso fala ao teu coração?

ENSINAMENTOS

1.    O SENHOR nosso Deus é o único SENHOR → Você sabia que Deus é Senhor da tua vida, independentemente de você pedir ou querer?
·         Observe o texto bíblico acima, e veja quantas formas de amar a Deus o próprio Senhor nos apresenta:

a)    Ele quer que o amemos de todo o coração → Ele não quer de nós um coração dividido, porque o pleno exercício do amor requer integridade de sentimentos.
b)   Ele quer que o amemos com toda nossa alma → Isso significa que o amor a Deus deve vir de todo nosso ser. Tudo em nós deve amar a Deus.
c)    Ele quer que o amemos de todas as nossas forças → Você já reparou como tem pessoas que tem dificuldade de expressar amor genuíno ao Senhor. Elas, na maioria das vezes, apenas citam, mas não vivem esse amor e, consequentemente, não conseguem exteriorizar esse amor.

2.    Estas palavras que hoje te ordeno → Uma das coisas interessantes que a Bíblia nos mostra é que pra Deus, demonstrar amor significa fazer algo pra Ele.
·         Quando Jesus falou para Pedro: “Tu me amas”, Ele imediatamente acrescentou: “apascenta as minhas ovelhas”. Para o Senhor, amar é fazer, praticar, viver!
·         O Senhor diz que as suas Palavras deverão estar em nossos corações, porque “a boca fala do que o coração está cheio”.
·         Assim, só podemos ensinar aos nossos filhos aquilo que está em nós, caso contrário estaremos sendo hipócritas, ao ensinar algo que nós mesmos não fazemos.
·         Muitos pais são criticados por seus filhos exatamente por isso: mandam, mas não fazem o que mandam. Isso é pura hipocrisia e o efeito é desastroso na família.
·         O Senhor diz que devemos ensinar a sua Palavra aos nossos filhos em todos os momentos: assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
·         Portanto, viva o que você ensina a teus filhos.

·         Você, sua família e o Reino de Deus só têm a ganhar com isso. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário