segunda-feira, 30 de junho de 2014

Princípios na vida de um homem de Deus

Quebra-gelo: Reúna o grupo e peça, a cada um, para que, numa escala de 0 a 10, diga qual a nota que você acha que receberia de Deus? Justifique sua avaliação.


Texto bíblico: “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal” (Jó 1.1).


PARA VOCÊ REFLETIR


1. Diante de Deus, você se considera uma pessoa íntegra?
2. Diante de Deus, você se considera uma pessoa reta?
3. Diante de Deus, como você se define em termos de caráter?


ENSINAMENTOS


* Neste estudo vamos abordar um tema muito importante, fundamental e atual no meio cristão: caráter cristão.
* Ao analisarmos a vida de Jó, vemos ali retratado um homem de princípios, de moral, de conduta, ao qual Deus abençoava e dava testemunho diante de satanás (Jó 1.8).
* Neste texto, a Bíblia nos mostra o porquê de Jó ter conseguido suportar tudo o que lhe aconteceu, e permanecer firme diante do Senhor:


a) Íntegro → Esta expressão significa: uma pessoa completa em todos os sentidos, e em todas as áreas da vida, tanto diante de Deus quanto diante dos homens.

* A integridade é um dos pilares do caráter cristão, sendo uma marca registrada de um servo de Deus, de uma pessoa novamente nascida pelo Espírito.
* Uma pessoa integra não somente se pauta pela lisura em seu comportamento, mas também em não se envolver em negócios ou assuntos escusos.
* Uma pessoa íntegra diz não ao pecado porque isso faz parte do seu caráter, faz parte da sua nova natureza como servo de Deus.


b) Reto → Esta expressão define Jó como sendo um homem equilibrado em suas ações.

* A retidão é vista por Deus como um modelo de conduta, um padrão, um estilo de vida diante de Deus e dos homens.
* Um homem reto se comporta de forma equilibrada, sem radicalismos ou extremismo nas suas ações.
* Ele se mantém nos trilhos de Deus, porque olha apenas para o Senhor Jesus.
* O salmista orava a Deus e pedia: “Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti” (Sl 25.21).


c) Temente a Deus → Temer a Deus não é ter medo de Deus.

* Moisés disse ao povo: “Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis” (Ex 20.20)


d) Desviava-se do mal → Esta expressão revela a postura prudente que caracteriza um homem de Deus: desviar-se, afastar-se de todas as formas do mal.

* Deus pediu a Josué para ter “o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares” (Js 1.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário